domingo, 17 de agosto de 2014

Projeto : Folclore

Este projeto vai ajudar os professores motivar,o aprendizado do nossas crianças buscar o interesse nossos alunos, para com o aprendizado.
E dinamizar  as atividades em sala de aula,o professor  procura introduzir uma conversa formal,  as curiosidades nas crianças vão surgindo.  "O mestre Vital Didonet diz que é preciso escutar nossas crianças   Os espaços da infância,do brincar ,da liberdade, do movimento com segurança  foram sendo tirados das crianças"
Reflexão: Feliz do jovens e crianças que tem educadores sábios e criativos em quem se espelha!!    Augusto Cury
 
Projeto  : Educação Fundamental  I e  Educação Infantil.

Objetivo geral:
§  Desenvolver o espírito de sabedoria para a aprendizagem.
§  Expressar-se  a comunicação.
§  Trabalhar a escrita.
§  Desenvolver parte física e motor.
§  A memorização.
§  Concentração.
Justificativa:
§  Estabelecer o falado e o escrito
§  Pesquisar  e registrar as diversas manifestações  culturais do folclore de  sua região e de outras regiões.
§  Identificar o  uso da língua informal e formal.
§  Trocas de ideias e respeitar a troca de informações do outro.
§  Emitir opiniões sobre  as lendas do nosso folclore sobre personagens metodológico.
Trabalho sistematizado
§  Conteúdos traçados a partir das metas juntamente com o projeto folclore e o livro didático. 

Desenvolvimento:
§  Oficina de textos folclóricos
§  Livros confeccionados pelos alunos
§  Trava-línguas
§  Teatro do sitio do pica-pau amarelo
§  Poesias
§  Músicas folclóricas
§  Piadas
§  Lendas da nossa região e outras regiões.





§  Cronograma de atividades: 

Período 18/08 a 21/08/2014
Pesquisas de cada regiões e sua região
Livros
Trava-línguas
Teatro
Poesias
Músicas
Piadas
Lendas




Período da Culminância dos grupos  de trabalhos folclóricos  de sua região .


Obs: Este projeto  para ser realizado de acordo com a faixa etária  de cada turma.
Podendo ser complementado pelos educadores.
Coordenação

                                          Márcia Corrêa/Terapêutica Transpessoal/Psicopedagoga Clinica



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PROJETO MEIO AMBIENTE DO FUNDAMENTAL E INFANTIL.

PROJETO MEIO AMBIENTE DO FUNDAMENTAL E Infantil
As crianças estão sujeitas a prender com mais facilidade quando são estimuladas com materiais concretos onde chamam sua atenção para o aprendizado. Com estas possibilidades podem compreender e desenvolver o seu cognitivo em busca de tentarem manter a curiosidade e levantar hipótese buscando uma resposta para com o seu professor, onde serão direcionados pelos seus professores em busca de uma investigação para aprimorar o seu aprendizado.
Segundo MaslowPsicoterapia(139.pg) o cognitivo compreender as necessidades motivadas por crescimento são de ordem cognitiva(o ímpeto de conhecer e compreender). 

JUSTIFICA TIVA: 

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS:

·         Levar a Criança a:
·         Valorizar o meio ambiente.
·         Identificar-se como parte integrante do meio ambiente
·         Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável
Diferenciar os seres bióticos e abióticos. ( Fatores Bióticos
Biótico (bio = vida) Significados  Bióticos e Abióticos.
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.
  • Fatores bióticos:
    • produtores
    • macroconsumidores
    • microconsumidores.
Fatores Abióticos
Abiótico ( A =não, bio = vida)
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.
  • Fatores abióticos:
    • substâncias inorgânicas - ciclos dos materiais
    • compostos orgânicos - ligam o biótico-abiótico
    • regime climático
    • temperatura
    • luz
    • pH
    • oxigênio e outros gases
    • humildade
    • solo Retiradohttp://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/abioticosebioticos.php

DESENVOL VIMENTO:
                         
Capas para trabalhinhos
Maquete
Quebra-Cabeça

Recorte e colagem
Pintem e monte
Desenhando
Jogral
Caça-Palavras
Atividades silábicas
Caligrafia
Emaranhado
Loteria ecológica
Bingo                          .

Atividades matemáticas
Labirinto
Alfabeto
Curiosidades
Brincadeiras que educam
Sete erros
Poesia
Enigmas
Arte em E. V.A.


 CULMINÂNCIA:
Realização de "Peça Teatral" sobre o meio ambiente.
Realização de uma feira científica. 



             Coordenadora Márcia/Terapeuta Educacional Transpessoal