sábado, 28 de agosto de 2010

Construção da identidade Mesmo convivendo a tanto tempo, será que nos conhecemos? Somos todos iguais? Permanecemos os mesmos do ano passado? * Possibilitar o auto e hetero conhecimento dos alunos integrando e socializando suas vivências para a construção de sua identidade e da turma. Construção de tabelas, reta numérica e pesquisa de dados matemáticos • Proporcionar conhecimento mutuo, memorização dos nomes e a integração grupal. • O auto conhecimento e de percepção do outro, ressaltando o poder da imaginação em nossas vidas. • Entender a matemática como algo corriqueiro em nossa vida diária • Compreeender o conceito de reta numérica e tabela. E sua importância social. 1) Dinâmica de apresentação: cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenho a mesma inicial do seu nome. Ex: Roberto – Risonho. O seguinte repete o nome do companheiro com o nome do companheiro com o adjetivo e o seu, apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente. 2) Conversação sobre os combinados da sala de aula. Construção do cartaz 3) Conversação sobre a organização do material: margens no caderno, organização das disciplinas e os materiais que deixaremos na escola. 4) Dinâmica “ Minha bandeira pessoal” : O que você valoriza na vida? O que gostaria de mudar em si mesmo? Se você fosse um animal, qual seria? Porquê? O que as pessoas dizem mais admirar em você? Qual seu principal sonho? 5) Apresentação da dinâmica.Questinamento: onde encontramos a matemática aqui ? 6) Elaborar um repertório de situações que utilizamos a matemática no dia a dia ( fazer as anotações no caderno). 7) Tema de casa: Trazer recortes de revistas onde esteja sendo utilizada diariamente a matematica. 8) Elaborar uma listagem com seus dados pessoais relacionando-os à matemática: ( utilizar fita métrica e balança) Fazer as anotações no caderno. 9) Entregar uma folha de desenho para cada aluno, onde criará sua identidade pessoal, completando com seus dados da atividade anterior. 10) Construir o perfil da turma, utilizando a reta numérica e os dados fornecidos pela turma. Mas o que é uma reta numérica? Vamos descobrir ? (após ouvir suas opiniões sobre seus conceitos de reta, passar-lhes o argumento cientifico ) 11) Tema de casa: Utilizando seus dados matemáticos, construa sua biografia. 12) tabela. O que é? Para que serve? Construir uma tabela com os dados coletados da atividade dos dados pessoais. 13) Responda as seguintes situações a seguir utilizando a tabela : qual o maior ? O menor? Pesado? mais leve? 14) Qual o resultado da soma do peso de todas as meninas da sala? E dos Meninos? 15) Um elevador têm capacidade para 900kg. Se colocássemos toda turma no elevador o que aconteceria? 16) Atividades com dobro, triplo e quádruplo sobre os dados da turma. 17) Dinâmica da folha de papel: buscar possibilidades para que seu corpo passe por dentro dela. Quantas possibilidades utilizamos para chegar ao resultado final? Mostrar-lhes a tabela e a arvore das possibilidades para analizarmos o resultado. 18) Atividade sobre raciocínio combinatório: Liana vestia-se para vir a reunião de sábado na escola. Separou para vestir: três calças ( uma jeans, uma de ginástica e a outra do abrigo da escola) e quatro blusas ( uma estampada, uma vermelha , uma listrada e uma preta). Ai ficou em dúvida, sem saber que roupa ir a reunião da escola. Imaginou todas as possibilidades. Quantas e quais são essas possibilidades? Sugestão: vocês pode utilizar uma tabela ou a árvore das possibilidades 19) Tema de casa: Construir um texto matemático sobre A Matemática em nosso dia a dia. 1) utilizando a mesma SP1 de matemática, questioná-los sobre suas características físicas: continuam as mesmas do ano passado? O que mudou? Como é seu comportamento emocional? Como gosta de tratar as pessoas? E ser tratado? Quais as relações afetivas que consideram importantes? 2) Em duplas, desenhar o contorno do colega em papel pardo e, em seguida completa-lo com as características físicas da dupla . 3) Fazê-los refletir sobre suas emoções e reações de conflito. 4) Tema de casa: Consultar seus pais e escrever um relato de como eles vêem suas emoções, seus comportamento e personalidade. 5) Trazer uma roupinha e foto de qdo bebê e dados sobre seu nascimento. 6) Música: Emoções – Roberto Carlos. Escutaremos e contaremos . O que sentimos ao escutar esta música? Que emoções nos trouxe a tona? 7) Listem suas características emocionais: 8) Como reagem diante de situações de conflito? Cite-as. 9) Texto de apoio: “ Entenda como sua saúde emocional afeta sua saúde física”. Leitura e comentários sobre o texto. 10) Construa um quadro retirando as citações do texto sobre as emoções e as reações que o corpo sobre: 11) Escolha duas destas emoções citadas e descreva como seu corpo reage a elas: 12) Construir caras de emoções diferentes para serem anexadas no boneco. 13) Construção do painel da identidade utilizando as fotos , roupinhas e biografias deles. 14) Tema de casa: Faça uma tabela de suas preferências quanto: alimentos/ vestuário/cores//esporte e música.

Construção da identidade

Mesmo convivendo a tanto tempo, será que nos conhecemos? Somos todos iguais? Permanecemos os mesmos do ano passado?


* Possibilitar o auto e hetero conhecimento dos alunos integrando e socializando suas vivências para a construção de sua identidade e da turma.
Construção de tabelas, reta numérica e pesquisa de dados matemáticos
• Proporcionar conhecimento mutuo, memorização dos nomes e a integração grupal.


• O auto conhecimento e de percepção do outro, ressaltando o poder da imaginação em nossas vidas.

• Entender a matemática como algo corriqueiro em nossa vida diária

• Compreeender o conceito de reta numérica e tabela. E sua importância social.



1) Dinâmica de apresentação: cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenho a mesma inicial do seu nome. Ex: Roberto – Risonho.

O seguinte repete o nome do companheiro com o nome do companheiro com o adjetivo e o seu, apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.

2) Conversação sobre os combinados da sala de aula. Construção do cartaz

3) Conversação sobre a organização do material: margens no caderno, organização das disciplinas e os materiais que deixaremos na escola.

4) Dinâmica “ Minha bandeira pessoal” : O que você valoriza na vida? O que gostaria de mudar em si mesmo? Se você fosse um animal, qual seria? Porquê? O que as pessoas dizem mais admirar em você? Qual seu principal sonho?

5) Apresentação da dinâmica.Questinamento: onde encontramos a matemática aqui ?

6) Elaborar um repertório de situações que utilizamos a matemática no dia a dia ( fazer as anotações no caderno).

7) Tema de casa: Trazer recortes de revistas onde esteja sendo utilizada diariamente a matematica.

8) Elaborar uma listagem com seus dados pessoais relacionando-os à matemática: ( utilizar fita métrica e balança) Fazer as anotações no caderno.

9) Entregar uma folha de desenho para cada aluno, onde criará sua identidade pessoal, completando com seus dados da atividade anterior.

10) Construir o perfil da turma, utilizando a reta numérica e os dados fornecidos pela turma. Mas o que é uma reta numérica? Vamos descobrir ? (após ouvir suas opiniões sobre seus conceitos de reta, passar-lhes o argumento cientifico )

11) Tema de casa: Utilizando seus dados matemáticos, construa sua biografia.

12) tabela. O que é? Para que serve? Construir uma tabela com os dados coletados da atividade dos dados pessoais.

13) Responda as seguintes situações a seguir utilizando a tabela : qual o maior ? O menor? Pesado? mais leve?

14) Qual o resultado da soma do peso de todas as meninas da sala? E dos Meninos?

15) Um elevador têm capacidade para 900kg. Se colocássemos toda turma no elevador o que aconteceria?

16) Atividades com dobro, triplo e quádruplo sobre os dados da turma.

17) Dinâmica da folha de papel: buscar possibilidades para que seu corpo passe por dentro dela. Quantas possibilidades utilizamos para chegar ao resultado final? Mostrar-lhes a tabela e a arvore das possibilidades para analizarmos o resultado.


18) Atividade sobre raciocínio combinatório: Liana vestia-se para vir a reunião de sábado na escola. Separou para vestir: três calças ( uma jeans, uma de ginástica e a outra do abrigo da escola) e quatro blusas ( uma estampada, uma vermelha , uma listrada e uma preta). Ai ficou em dúvida, sem saber que roupa ir a reunião da escola. Imaginou todas as possibilidades. Quantas e quais são essas possibilidades? Sugestão: vocês pode utilizar uma tabela ou a árvore das possibilidades

19) Tema de casa: Construir um texto matemático sobre A Matemática em nosso dia a dia.
1) utilizando a mesma SP1 de matemática, questioná-los sobre suas características físicas: continuam as mesmas do ano passado? O que mudou? Como é seu comportamento emocional? Como gosta de tratar as pessoas? E ser tratado? Quais as relações afetivas que consideram importantes?


2) Em duplas, desenhar o contorno do colega em papel pardo e, em seguida completa-lo com as características físicas da dupla .

3) Fazê-los refletir sobre suas emoções e reações de conflito.

4) Tema de casa: Consultar seus pais e escrever um relato de como eles vêem suas emoções, seus comportamento e personalidade.

5) Trazer uma roupinha e foto de qdo bebê e dados sobre seu nascimento.

6) Música: Emoções – Roberto Carlos. Escutaremos e contaremos . O que sentimos ao escutar esta música? Que emoções nos trouxe a tona?

7) Listem suas características emocionais:

8) Como reagem diante de situações de conflito? Cite-as.

9) Texto de apoio: “ Entenda como sua saúde emocional afeta sua saúde física”. Leitura e comentários sobre o texto.

10) Construa um quadro retirando as citações do texto sobre as emoções e as reações que o corpo sobre:

11) Escolha duas destas emoções citadas e descreva como seu corpo reage a elas:

12) Construir caras de emoções diferentes para serem anexadas no boneco.

13) Construção do painel da identidade utilizando as fotos , roupinhas e biografias deles.

14) Tema de casa: Faça uma tabela de suas preferências quanto: alimentos/ vestuário/cores//esporte e música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário