Construção da identidade
* Possibilitar o auto e hetero conhecimento dos alunos integrando e socializando suas vivências para a construção de sua identidade e da turma.
Construção de tabelas, reta numérica e pesquisa de dados matemáticos
• Proporcionar conhecimento mutuo, memorização dos nomes e a integração grupal.
• O auto conhecimento e de percepção do outro, ressaltando o poder da imaginação em nossas vidas.
• Entender a matemática como algo corriqueiro em nossa vida diária
• Compreeender o conceito de reta numérica e tabela. E sua importância social.
1) Dinâmica de apresentação: cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenho a mesma inicial do seu nome. Ex: Roberto – Risonho.
O seguinte repete o nome do companheiro com o nome do companheiro com o adjetivo e o seu, apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
2) Conversação sobre os combinados da sala de aula. Construção do cartaz
3) Conversação sobre a organização do material: margens no caderno, organização das disciplinas e os materiais que deixaremos na escola.
4) Dinâmica “ Minha bandeira pessoal” : O que você valoriza na vida? O que gostaria de mudar em si mesmo? Se você fosse um animal, qual seria? Porquê? O que as pessoas dizem mais admirar em você? Qual seu principal sonho?
5) Apresentação da dinâmica.Questinamento: onde encontramos a matemática aqui ?
6) Elaborar um repertório de situações que utilizamos a matemática no dia a dia ( fazer as anotações no caderno).
7) Tema de casa: Trazer recortes de revistas onde esteja sendo utilizada diariamente a matematica.
8) Elaborar uma listagem com seus dados pessoais relacionando-os à matemática: ( utilizar fita métrica e balança) Fazer as anotações no caderno.
9) Entregar uma folha de desenho para cada aluno, onde criará sua identidade pessoal, completando com seus dados da atividade anterior.
10) Construir o perfil da turma, utilizando a reta numérica e os dados fornecidos pela turma. Mas o que é uma reta numérica? Vamos descobrir ? (após ouvir suas opiniões sobre seus conceitos de reta, passar-lhes o argumento cientifico )
11) Tema de casa: Utilizando seus dados matemáticos, construa sua biografia.
12) tabela. O que é? Para que serve? Construir uma tabela com os dados coletados da atividade dos dados pessoais.
13) Responda as seguintes situações a seguir utilizando a tabela : qual o maior ? O menor? Pesado? mais leve?
14) Qual o resultado da soma do peso de todas as meninas da sala? E dos Meninos?
15) Um elevador têm capacidade para 900kg. Se colocássemos toda turma no elevador o que aconteceria?
16) Atividades com dobro, triplo e quádruplo sobre os dados da turma.
17) Dinâmica da folha de papel: buscar possibilidades para que seu corpo passe por dentro dela. Quantas possibilidades utilizamos para chegar ao resultado final? Mostrar-lhes a tabela e a arvore das possibilidades para analizarmos o resultado.
18) Atividade sobre raciocínio combinatório: Liana vestia-se para vir a reunião de sábado na escola. Separou para vestir: três calças ( uma jeans, uma de ginástica e a outra do abrigo da escola) e quatro blusas ( uma estampada, uma vermelha , uma listrada e uma preta). Ai ficou em dúvida, sem saber que roupa ir a reunião da escola. Imaginou todas as possibilidades. Quantas e quais são essas possibilidades? Sugestão: vocês pode utilizar uma tabela ou a árvore das possibilidades
19) Tema de casa: Construir um texto matemático sobre A Matemática em nosso dia a dia.
1) utilizando a mesma SP1 de matemática, questioná-los sobre suas características físicas: continuam as mesmas do ano passado? O que mudou? Como é seu comportamento emocional? Como gosta de tratar as pessoas? E ser tratado? Quais as relações afetivas que consideram importantes?
2) Em duplas, desenhar o contorno do colega em papel pardo e, em seguida completa-lo com as características físicas da dupla .
3) Fazê-los refletir sobre suas emoções e reações de conflito.
4) Tema de casa: Consultar seus pais e escrever um relato de como eles vêem suas emoções, seus comportamento e personalidade.
5) Trazer uma roupinha e foto de qdo bebê e dados sobre seu nascimento.
6) Música: Emoções – Roberto Carlos. Escutaremos e contaremos . O que sentimos ao escutar esta música? Que emoções nos trouxe a tona?
7) Listem suas características emocionais:
8) Como reagem diante de situações de conflito? Cite-as.
9) Texto de apoio: “ Entenda como sua saúde emocional afeta sua saúde física”. Leitura e comentários sobre o texto.
10) Construa um quadro retirando as citações do texto sobre as emoções e as reações que o corpo sobre:
11) Escolha duas destas emoções citadas e descreva como seu corpo reage a elas:
12) Construir caras de emoções diferentes para serem anexadas no boneco.
13) Construção do painel da identidade utilizando as fotos , roupinhas e biografias deles.
14) Tema de casa: Faça uma tabela de suas preferências quanto: alimentos/ vestuário/cores//esporte e música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário