terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Uma Lancheira Saudável por Iana Martins





Início de ano letivo, e logo surge uma dúvida: Afinal quais alimentos devo colocar na lancheira dos pequenos ? Com a explosão epidêmica da obesidade e do sobrepeso está dúvida torna-se cada vez mais comum afinal, devemos iniciar desde cedo os cuidados com a alimentação.

                Alguns grupos de alimentos, podem ter difícil aceitação nas maiores refeições (almoço e jantar), portanto o lanche configura uma refeição intermediária que representa apenas 15% das necessidades calóricas diárias, entretanto assume o papel de introduzir na alimentação das crianças alguns nutrientes específicos.

As crianças tornam o ato de se alimentar mais complexo, por estarem envolvidas com diversos fatores para regular a ingestão dos alimentos, como:
·         Os fisiológicos: Os sensitivos, como a identificação de cores, formas, cheiros de cada alimento.
·         Os psicológicos: os hábitos, horários certos.
·         Os sociais e os culturais.

Deve-se oferecer uma alimentação adequada durante todo o dia. No período em que se encontra na escola, o consumo de alimentos energéticos (fonte de carboidratos) é indispensável para que a criança tenha a ingestão adequada de energia. Escolher entre as opções: bolo simples, pãezinhos, sanduíche natural, biscoitos de leite. Preferir os do tipo Complexo que irão garantir glicose ao cérebro, que encontra-se em intenso funcionamento e evitar os Simples que apesar de serem fontes de glicose, esta será rapidamente aproveitada e não mantida.

O grupo das hortaliças, legumes e vegetais folhosos possui um componente que os pequenos adoram: as mini cenouras, e porque não?
As frutas e vegetais são ricos em fibras, e por serem compostos bioativos auxiliam na regulação do organismo. Caso a fruta in natura não sejam apreciadas, procure utilizá-las em receitas culinárias como: salada de frutas, pudins, fruta picada, bolos. Para estimular o consumo de frutas em casa, deixe-as à vista, lavadas e higienizadas.

A inclusão de produtos lácteos no lanche é de extrema importância, já que o consumo adequado para crianças varia de dois a três copos diariamente, de 500 a 750 ml. Uma boa opção para a lancheira: os iogurtes.

O consumo de açúcar deve ser de uma dose diária de dois gramas por quilo de peso. Os achocolatados usados em preparações infantis já são adoçados.
É importante lembrar que as necessidades nutricionais durante a infância estão condicionadas a um rápido crescimento do corpo, ao desenvolvimento do sistema muscular e do sistema ósseo, e também às reservas para o desenvolvimento na puberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário