sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PROJETO MEIO AMBIENTE DO FUNDAMENTAL E INFANTIL.

PROJETO MEIO AMBIENTE DO FUNDAMENTAL E Infantil
As crianças estão sujeitas a prender com mais facilidade quando são estimuladas com materiais concretos onde chamam sua atenção para o aprendizado. Com estas possibilidades podem compreender e desenvolver o seu cognitivo em busca de tentarem manter a curiosidade e levantar hipótese buscando uma resposta para com o seu professor, onde serão direcionados pelos seus professores em busca de uma investigação para aprimorar o seu aprendizado.
Segundo MaslowPsicoterapia(139.pg) o cognitivo compreender as necessidades motivadas por crescimento são de ordem cognitiva(o ímpeto de conhecer e compreender). 

JUSTIFICA TIVA: 

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS:

·         Levar a Criança a:
·         Valorizar o meio ambiente.
·         Identificar-se como parte integrante do meio ambiente
·         Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável
Diferenciar os seres bióticos e abióticos. ( Fatores Bióticos
Biótico (bio = vida) Significados  Bióticos e Abióticos.
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.
  • Fatores bióticos:
    • produtores
    • macroconsumidores
    • microconsumidores.
Fatores Abióticos
Abiótico ( A =não, bio = vida)
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.
  • Fatores abióticos:
    • substâncias inorgânicas - ciclos dos materiais
    • compostos orgânicos - ligam o biótico-abiótico
    • regime climático
    • temperatura
    • luz
    • pH
    • oxigênio e outros gases
    • humildade
    • solo Retiradohttp://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/abioticosebioticos.php

DESENVOL VIMENTO:
                         
Capas para trabalhinhos
Maquete
Quebra-Cabeça

Recorte e colagem
Pintem e monte
Desenhando
Jogral
Caça-Palavras
Atividades silábicas
Caligrafia
Emaranhado
Loteria ecológica
Bingo                          .

Atividades matemáticas
Labirinto
Alfabeto
Curiosidades
Brincadeiras que educam
Sete erros
Poesia
Enigmas
Arte em E. V.A.


 CULMINÂNCIA:
Realização de "Peça Teatral" sobre o meio ambiente.
Realização de uma feira científica. 



             Coordenadora Márcia/Terapeuta Educacional Transpessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário