quarta-feira, 23 de novembro de 2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011 
 
    Nos dias de hoje sera que os pais estão acompanhado de fato os saberes de seus filhos? Porque as fatalidades estão acontecendo?  A educação famíliar está sendo revistas pelas famílias .Reflexão


Um menino, com voz tímida e os olhos de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
--- Papai, quanto o senhor ganha por hora?
O pai, num gesto severo, responde:
--- Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado.
Mas o filho insiste:
--- Mas papai, por favor, diga, quanto o senhor ganha por hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu:
--- Três reais por hora.
--- Então, papai, o senhor poderia me emprestar um real?
O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
--- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não amole mais, menino aproveitador.
Já era noite, quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez quem sabe, o filho precisasse comprar algo.
Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quanto do menino e, em voz baixa, perguntou:
--- Filho, está dormindo?
--- Não, papai! (respondeu sonolento o garoto).
--- Olha, aqui está o dinheiro que me pediu. Um real.
--- Muito obrigado, papai, (disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama). Agora já completei, papai. Tenho três reais. Poderia me vender uma hora do seu tempo?


(autor desconhecido)

Reflexão:

Será que estamos dedicando tempo suficente aos nossos filhos?
Nunca é tarde para mudar.
Afinal, a vida continua.
 

 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Para Professores
Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado.

Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado. 

Nos últimos artigos já falei sobre o que é e o que não é gerenciamento da sala de aula, e também falei sobre procedimentos para a sala de aula. 

Talvez você conheça alguém que já tenha dito: " não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para a Coordenadora ou para a Diretora " e está resolvido.

Quando o Educador, por motivos banais, envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem negativa de si mesmo para várias pessoas:

- Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver
- Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão
- Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de conhecimento/competência 
para controlar/gerenciar a sala de aula
- Colegas: os outros Professores vêem que o colega perdeu o controle da sala
- Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.

Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais, para a Coordenação, você já sabe, esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.

Convido você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:
- entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro
- tarefas de sala/ tarefas de casa/ trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo
- quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo
- quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer
- quando o aluno perde algum material
- quando alguém é acusado de roubo na sala de aula
- quando alguém fala mentiras 
- quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física)
- quando ocorre reunião de pais
- em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação
- em quais situações é enviado bilhete aos Pais
- em quais situações os Pais são chamados na escola

Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.

Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.


Lembre-se você brilha quando faz com competência e organização além do que lhe é pedido. 





Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
=============================================================
 http://www.sosprofessor.com.br

 


Animações de Marcos Magalhães no Curta na Escola!

A história real de um homem criado por uma mão gigante. Você nunca ouviu falar?
Quer fazer uma animação com seus alunos? Aqui estão muitas ideias!
A arte que surge da mente inquieta de Fernando Diniz ganha vida nesta parceria com Marcos Magalhães.
Em vez de seguir a boiada, um pequeno bezerro resolve mudar o curso da história.
Caso não deseje mais receber esse boletim, atualize o seu cadastro clicando aqui.

Bons Relatos! 

Equipe Curta na Escola
» Copyright ©2002-2011 - Porta Curtas Petrobras


É com muito carinho que posto estas atividades para educação infantil, as acrianças  precisam ficar contatos com o concreto antes mesmo de ir para o abstrato .
Para maturidade cognitiva  como  já dizia o nosso  mestre  as crianças passam pela a experimentação   dos estágios do desenvolvimentos sucedem numa ordem fixa,sendo  cada estágio se caracteriza por maneira típica de agir e de pensar e constitui uma forma  de de organizar  particular de equilíbrio em relação ao meio.


Posted: 02 Oct 2011 07:54 PM PDT
Lindas atividades de matemática envolvendo subtração e problemas matemáticos.

Essas atividades recebi por email da Doroti Rodrigues. A autoria das atividades é desconhecida.









terça-feira, 6 de setembro de 2011


PROPRIOCEPÇÃO: UM SENTIDO POUCO CONHECIDO
A maioria das crianças aprende que temos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e gustação. Há entretanto outros sentidos muito importantes que não estão incluidos nesta lista.
Consciência da posição do corpo, ou “propriocepção” é um desses sentidos.Propriocepção é o sentido que faz com que nosso cérebro desenvolva um mapa interno do corpo de modo que possamos fazer atividades sem precisar monitorar tudo visualmente o tempo todo. A maioria das pessoas ignora a existência desse sentido. Isso é um problema particularmente sério quando ele não funciona bem. Se nem ao menos temos consciência de que o sentido existe, é muito difícil entender problemas relacionados a ele.
Assim como nossos olhos e ouvidos mandam informação sobre o que vemos e ouvimos para o cérebro, partes dos nossos músculos e articulações percebem a posição do nosso corpo e mandam essa informação para o cérebro. Dependemos dessa informação para saber exatamente onde as partes do nosso corpo estão e para planejar movimentos.
Quando o sentido de propriocepção funciona bem, constantemente fazemos ajustes automáticos em nossa posição. Este sentido nos ajuda a manter posição adequada em uma cadeira, segurar utensílios tais como uma caneta ou garfo de maneira adequada, julgar como manobrar no espaço de modo a não bater nas coisas, a que distância temos de estar das pessoas para não ficar perto demais, quanta pressão colocar para evitar quebrar um lápis ou um brinquedo e a mudar as ações que não foram bem sucedidas tais como jogar uma bola em um alvo ou corrigir um mergulho que virou uma barrigada.
Como a propriocepção nos ajuda com funções tão básicas, um problema nesse sistema pode nos causar bastante dificuldade. O que geralmente acontece é que a criança tem de prestar atenção em coisas que deveriam acontecer automaticamente. Também pode ter de usar visão para “descobrir” como fazer os ajustes. Isso pode necessitar muita energia. A criança pode se sentir desajeitada, frustrada e até sentir medo em algumas situações. Por exemplo, pode ser muito assustador descer escadas se você não sabe onde estão os seus pés.
O sistema proprioceptivo é ativado através de atividades de puxar/empurrar, pular e atividades que envolvem peso e pressão firme ou toque profundo. Esse tipo de sensação geralmente é calmante e pode ser útil para a criança que se desorganiza facilmente.
Autor desconhecido
http://youtu.be/_aLvQS3W36U

O livo do homem que amava

O livro aborda o relacionamento entre pai e filho. conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. Mas não sabia dizer  como o amava ,Muitos pais as vezes não sabem dizer que ama os filhos.
Pais amem mais,eduquem mais,de limites a mais.  Os valores realivos do amor, Mallu Martinele nos coloca que "dedicação é a atitude natural inspirada pelo amor puro por alguém".
Por uma causa nós pais precisamos nos dedicar mais ao nossos filhos ,o inter-relacionamento  honesto e leal de experiencia fortalece a amizade, o amor, a dedicação para os filhos, tudo na medida certa  faz com que os filhos tenham mais paixão pela sua família a genorosidade para com todos ao seu redor.
http://www.youtube.com/watch?v=_aLvQS3W36U