Apoio Psicopedagogico
Parnamirim 27 de agosto de 20011
Projeto
Mês Agosto- Respeito
Objetivo
Desenvolver atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e pelo meio ambiente entendendo que respeito é um estado de consciência de todas as coisas.
Explicação para as crianças
“Respeito pelos outros nasce dos respeitos por si mesmo. Aquele que reconhecem seu valor e confiam em si percebem que é fácil sentir o mesmo pelos outros”.
Atividade Verbal sobre respeito, respondendo as seguintes perguntas: O que é respeito para você? Como respeitamos os outros Os que é respeitar a si mesmo?
Ex: ser limpo organizado, responsável e amoroso
Atividades em Artes Plásticas
Utilizando-se do recorte de gibis, montarem alguma historinha sobre respeito aos amigos professores, idosos ou á natureza.
Ex: concurso de postes- como pode respeitar o próximo e o meio ambiente (Para casa).
Jogos e Outras Atividades
Visualizando a Terra
Feche os olhos e imagine que você está numa aeronave. Você está num planeta distante, tentando encontrar a terra.
Você está viajando pelo espaço. Bem distante existe um planeta. Você pode ver formas esverdeadas e o azul dos mares. Gradualmente o planeta vai ficando cada vez maior.
Atividade
No seu grupo escolha uma historia sobre respeito bem conhecida. Agora reconte ou reescreva a história num dos seguintes estilos:
a) Notícias de televisão
b) A primeira página de um jornal.
c) O velho testamento ou alguma escritura antiga
d) Um poema ou estrofes de humor.
Quem começou com isso?
Uma pessoa sai da sala enquanto o resto da classe escolhe um líder. A pessoa retoma e fica de pé no meio da roda. As pessoas da roda têm que copiar tudo o que o líder faz: coçar a cabeça ,piscar mudar de posição,ET. A pessoa que não sabe quem é o líder tem que descobrir. Se eles o copiarem bem e as ações do líder forem vagarosos o suficiente, então será difícil descobrir.
Todos os jogos são maneiras de treinar respeito, porque todos têm regras e cumpri-las é uma pratica desde valor, mas é importante que se explique o sentido delas.
Representar uma cena onde haja uma situação que geraria a perda de auto-respeito. Por ex: alguém grita comigo, como respondo? A criança devera perceber que atividades violentas, por exemplo, são antes de mais nada falta de respeito a si mesma.
Obs. Os professores podem construir outras atividades e jogos em cima deste.
A culminância na escola os professore podem expor os trabalhos e pedir para os pais visitarem na parte da manhã ou a tarde. E fazerem uma dinâmica para as crianças fazerem com seus pais sobre o respeito e depois fazem a presentação dos trabalhos
Márcia Corrêa
Psicopedagoga Clínica /Terapeuta Transpessoal
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